You are here

MEDITAÇÃO ADVENTO #3 LUCAS 2:8-20

   

Um evento para todos

É muito difícil poder explicar às crianças o que é e o que faz um pastor. Pode-se falar-lhes sobre os cuidados que há que ter com os bichos de estimação, e inclusive comparar um pastor com um tratador de zoológico, mas para muitas crianças, pastorear é um conceito difícil de entender. Viver fora com os animais, sem teto e sem nenhum tipo das comodidades que oferece um lar não é um conceito familiar para as crianças.  No entanto, elas sim podem entender que alguém os queira e que os cuide e proteja, e a Bíblia oferece muitas imagens de pastores cuidando de seu rebanho.

Nos tempos bíblicos, os pastores preocupavam-se com que suas ovelhas tivessem boas pastagens nas quais pudessem se alimentar, e a quantidade adequada de água para que pudessem tomar. As ovelhas tendem naturalmente a afastar-se e separar-se, e é por isso que os pastores lhes ensinam a ficar juntas, saem em procura das ovelhas perdidas, e as protegem de seus inimigos. Com razão a imagem do pastor é utilizada frequentemente para descrever o amor de Deus por nós. 

Abraão, Moisés e David eram pastores e eram venerados pelo povo de Israel, mas para a época em que nasceu Jesus, os pastores eram desprezados. Muitos pastores eram incultos e não qualificados, e eram vistos como pessoas sujas e desonestas. É por isso que resulta assombroso que a notícia do nascimento do Salvador fosse apresentada a eles primeiro.

Estes homens estavam acomodando-se para passar a noite no campo, simplesmente fazendo seu trabalho, quando de repente um anjo do Senhor lhes apareceu, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles. Deus queria que os pastores soubessem que as boas notícias eram para eles. A Bíblia não nos conta que a proclamação de que o Messias havia nascido tenha sido enviada a todos os reis dos grandes impérios. Não nos conta que de repente todos os sacerdotes e líderes de fé saberiam que o Messias tinha chegado. Foram os pastores—pessoas comuns—que se encontravam fazendo seu trabalho, que receberam a notícia primeiro.

Um anjo aparece na maioria de nossas histórias favoritas de Natal, e a reação é sempre parecida. Zacarias tinha medo. Maria era uma mulher adolescente que não tinha ideia da saudação que o anjo lhe estava dando. José, que planejava separar-se silenciosamente de Maria, em um sonho lhe foi dito que não tinha que ter medo de casar-se com ela. Os pastores sentiam pânico. Mas os anjos imediatamente buscavam tranquilizar cada um deles. A resposta dada sempre a cada um deles foi “Não tenhas medo”.

A história do Natal é para todos os que sentem medo. É para adolescentes grávidas. É para pessoas que se sentem  velhas e que a vida lhes passou. É para aqueles que temem que não poderão enfrentar os problemas da economia atual ou problemas com seus filhos, e é também para aqueles que têm medo em relação a seus empregos ou seus relacionamentos. É para todos aqueles que estão ansiosos ou inseguros. A palavra de Deus nos diz constantemente, “Não tenhas medo”.

Estas afirmações que nos oferecem as Escrituras não são dirigidas a pessoas valentes, que estão a ponto de fazer coisas incríveis para Deus. Estas palavras vão dirigidas àquelas pessoas que estão completamente assustadas—porque Deus está a ponto de inclui-las em sua história—a história da redenção. Deus disse: “Não tenhas medo. Eu te elegi”.

À medida que nos aproximamos da data na qual celebramos o nascimento de Jesus, recordemos as palavras que escutaram os pastores assustados: “Trago-lhes boas notícias de muita alegria para todas as pessoas”. Demos graças de que o nascimento do Salvador é um evento para todos. Demos graças a Deus de que Ele nos está chamando para ser parte de sua história. Demos graças pela certeza de que Deus está conosco; não temos que temer”.

Grande e misericordioso Deus, vemos a nós mesmos como gente comum e ordinária, mas tu nos vês como teus filhos amados a quem chamaste a servir. Deus, queremos ser parte de tua história. Queremos sentir a emoção que sentiram os pastores, os quais estavam ansiosos em encontrar Jesus. Muitas vezes sentimos medo. Muitas vezes resulta mais fácil ficar no lugar em que estamos. Deus, guia-nos para encontrar aquelas coisas que tens planejadas para nós e que não somos capazes de ver. Deus, dá-nos a coragem para seguir-te. Amém. 

3_bottom_port.jpg